sábado, 31 de outubro de 2009

7º dia do tríptico - Crisma

31 de outubro de 2009. Noite de Pentecostes na cidade de Ipu. A juventude paroquiana se fez presente, buscando as luzes e a unção do Espírito Santo.
No Pátio da Matriz o Administrador diocesano, Pe. Raimundo Nonato Timbó, o Vigário Paroquial de Ipu, Pe Zenóbio Silveira e o Vigário Paroquial de Santa Quitéria e Pe. José Marcone, presidiram a celebração da Crisma.
Durante um ano estes jovens estiveram se preparando para assumirem um compromisso perante a Igreja e perante a comunidade de seguir Jesus Cristo e a sua Igreja. O Crisma é oSacramento do Compromisso e da Maturidade Cristã.
Na sua reflexão Pe Nonato falou da importância do testemunho de aprendizagem se comprometendo a assumir um trabalho pastoral na sua Igreja, pois a formação que receberam durante o ano nem todos os agentes de pastoral recebem igual.
Falou também da exigência de idade de sua parte, para que os jovens já tenham convicção da sua fé e da sua obrigação de engajamento na comunidade eclesial. Crismandos, ao receberem a unção, recebem o envio de Jesus Cristo e a força do Espírito Santo para serem discípulos missionários.
O fogo do Espírito envolveu todos os participantes, pois a celebração foi de um clima de piedade, concentração e oração.
No percurso de casa para a igreja, a crismanda Rovânia, do Sítio Macaco, também catequista no CEME, sofreu um acidente de moto quebrando o pé. Foi levada para o hospital e atendida com urgência. Deus quis assim, mas ela ainda recebeu a sua unção.
Estiveram presentes as comunidades do Sertão e pé de serra: Abílio Martins, Barrinha, Bonito, Engenho dos Belém I e II, Olho d'água velho, Olho d'águinha, Passa Sede, Recanto, Riacho da cruz, Santa Luzia, Santa Rosa, Várzea da Curicaca, Varzea do Gílo I e II.
Da Matriz: Alto dos 14 I e II, CEM I, II e III, CEME, Escondido, Mina, Napam I e II, Nossa Senhora das Graças I e II, Pereiros e Sítio Macaco. No total foram 453 Jovens ungidos, iniciados e prontos para missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário