sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

1º Encontro de Formação para Equipes de Celebração


Estará acontecendo no Ipu formação para as equipes de Celebração Litúrgica, onde são convidados a participar todos as pessoas que contribuem nas celebrações, como leitores, cantores, acólitos, organizadores, ministros, representantes de pastorais e movimentos, tanto da Matriz quanto da Serra e e Sertão.
A formação será dada em 3 etapas. A primeira aconteceu hoje, dia 29 de janeiro de 2010, pela manhã, na Capela da Medalha Milagrosa, no Patronato Sousa Carvalho. Na ocasião foi estudado o que é Liturgia, o Ano Litúrgico e aprofundado os Ritos Iniciais da Missa. Os próximos encontros acontecerão nos dias 27 de março e 29 de maio.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010


Nos festejos de São Sebastião, as pastorais de nossa paróquia se reúnem para fazer um bingo e arrecadar fundos para a nossa paróquia. O bingo tem a coordenação de Anselmo Bandeira e Fagner Freire. Todo agente pastoral trabalha para vender as cartelas.
Este ano até pessoas como Dr. Flávio Mororo vendeu cartelas. O bingo tinha muitos prêmios beneficiando muita gente. Todas as arrecadações deste ano será para reformar a nossa paróquia, portanto se você souber de algum movimento em nossa paróquia, não deixe de ajudar. Mesmo morando longe tenho certeza que a sua ajudar será gratificada por Deus e por São Sebastião. Eis os prêmios e ganhadores:

1.º Prêmio – R$ 100,00 - 2 ganhadores

- Antonia de Maria Felipe do Nascimento

- Raimundo Mororó e João Tibúrcio

2.º Prêmio – - R$ 200,00

- Larissa Ferreira Azevedo

3.º Prêmio – Celular

- Joseane Pereira Peres

4.º Prêmio – Moto

- Antonio Ismael Félix de Sousa

a cartela foi Vendida pela Maria Barbosa


10 prêmios extra - Os nomes dos ganhadores ao lado o nome dos doadores

- Francisco do Carmo Rodrigues (Loja Toque de Arte)

- César Augusto Martins (Farmácia Madeira Filho)

- Ana Géscina de Oliveira (Helens Variedades)

- Anaídes Martins (Farias Sporte Modas)

- Margarida Costa Azevedo (Stilus Modas) S João

- Ivaneide Martins (Hotel S Francisco)-Marruás

- Fco Danilo do Nascimento – Engenho Belém (Sandra Miranda)

- Fco Antonio Rodrigues da Silva – Guaraciaba do Norte - (Zig-zag confecções)

- Antonio Adauto Ribeiro da Silva – Santa Rosa - (Mercadinho Econômico)

- Maria Luisa Moreno (Kaliffon Lingerie)


Ecerramento dos festejos de São Sebastião

A Matriz estava lotada de pessoas, dentro e fora. As 18 horas a imagem missionária de São Sebastião saiu em procissão pelas principais ruas de nossa cidade. Depois de 10 dias de festa, o povo não mostrava cansaçopara louvar a Deus através de seu Padroeiro.
Por onde a procissão passava deixava o rastro de fé e piedade pela multidão que acompanhava cantando, rezando, louvando São Sebastião. Era tanta gente que as ruas ficaram lotada de um lado ao outro e quem ia atrás não conseguia mais escutar a banda de Música que acompanhava animando a caminhada.
Ao retornar a Matriz, Padre Raimundo Nonato agradeceu a Deus por todos que ajudaram nos festejos, tanto Espiritual como financeiramente. Depois aconteceu a benção do Santíssimo e o arriamento da bandeira do Padroeiro.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Missa de Encerramento - Festa de São Sebastião - 9h

Dia 20 de janeiro a Matriz do Ipu celebra o martírio de São Sebastião. Terminada a Missa de 7h, os bancos já ficaram cheios de pessoas esperando pela Missa de 9h. Não paravam de chegar carros das cidades vizinhas, como Ipueiras, Hidrolândia, Guaraciaba do Norte, e os conterrâneos, vindos de outros estados, que estão hospedados em nossa cidade. A Igreja estava tão lotada que não dava para andar no meio da mesma.
O presidente da nossa celebração foi o nosso Pároco, Padre Raimundo Nonato Timbó, que em sua homilia contou a vida e o martírio de São Sebastião. Os animadores da Liturgia foi a Comunidade Cristo Rei, que convidaram as autoridades do nosso município, no entanto ninguém apareceu para representá-las.
Após a celebração, as pessoas se chocavam e se empurravam para chegar até a imagem do seu santo querido para pagar promessas, colocar suas ofertas, beijar os pés do santo. É muito bonito ver o amor e a devoção que as pessoas tem por São Sebastião.

Missa de Encerramento - Festa de São Sebastião - 7h

Dia 20 de janeiro, dia em que a Igreja celebra o martírio de São Sebastião. Às 7h da manhã, a Igreja Matriz de São Sebastião de Ipu estava lotada de pessoas vindas de todos os cantos da Paróquia, devotos de São Sebastião vindos de cidades vizinhas e conterrâneos que vem de outros estados passar os festejos com seus familiares. Durante 10 dias as pessoas lotaram o pátio da Matriz para festejar o seu padroeiro. Hoje não é diferente, é difícil de se locomover dentro da Matriz.
O presidente da celebração Eucarística de 7h foi o padre Zenóbio, que aproveitou para matar a saudade dos dias que esteve conosco. Co-celebrou com ele o Padre Natálio. Na sua homilia, Padre Zenóbio fez referência ao Documento de Aparecida: "Depois d Conferência de Aparecida passamos a ver a paróquia com outros olhos. Todo cristão batizado tem a obrigação de ser discípulo-missionário.
Os animadores da liturgia foi a Comunidade Unidos em Cristo e a Juventude Marial Vicentina. Após a celebração as pessoas fizeram fila para visitar a imagem de São Sebastião e colocar a sua tradicional oferta no cofre em honra ao santo.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

9ª novena de São Sebastião

O Pastor do grande rebanho da Diocese de Sobral, administrador, Padre Raimundo Nonato Timbó, andava pelo pátio da Matriz preocupado. Seu desejo de celebrar a novena e Missa campal era muito grande, mas a natureza se mostrava contrária, pois nuvens carregadas passavam rápidas pelo céu.
Após a chegada do santo, foi exibido mais um capítulo do filme da Campanha da Fraternidade Ecumênica e em seguida Padre Nonato celebrou a última novena de São Sebastião, terminando com um leve sereno. O pároco então convidou todos a adentrarem a Igreja Matriz para a celebração Eucarística.
O tema da noite "Missão Paroquial" foi refletido pelo Padre Emanuel Franklin, pároco de Meruoca, que presidiu a celebração eucaírítica, sendo esta co-celebrada pelos Padres Raimundo Nonato, Natálio, Bonifácio e Zenóbio.
O sereno era insistente, mas o povo não se afastou. A Igreja ficou lotada e com muita gente do lado de fora, apesar do risco de se molharem. Deus se compadeceu e o restante da Missa transcorreu tranquilamente.
Com a Igreja lotada faltou espaço para se locomover. A aglomeração era grande. Podemos registrar a presença de diversas Capelas e pessoas de diversas paróquias vizinhas. Os convidados da noite são as nossas Capelas, conterrâneos, visitantes e músicos.
Os animadores da Liturgia são os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. E o Mistério de Música da Comunidade Cristo Rei brilhou na solenização de todas as novenas.
Padre Emanuel em sua homilia deixou transparecer a saudade do pouco tempo que passou entre nós. Pois chegou aqui para os seu estágio pastoral, depois de ordenado passou poucos meses e foi o primeiro pároco da área pastoral de Pires Ferreira. Damos também destaque ao Padre Zenóbio, que passou algum tempo como Vigário Paroquial, e voltou para matar a saudade.
Padre Nonato cobrou explicações do Padre Bonifácio à comunidade por não ter celebrado no dia em que foi convidado, pois o povo ipuense o aguardava com muita estima. O mesmo co-celebrou conosco as duas últimas novenas. Depois fomos para a barraca que estava sob a coordenação do Apostolado da oração e MEJ e ao lado o leilão organizado por OSF, Dr. Edgard, Assinaldo, Nazareno, Gessy Torquato, Dete e Raimunda.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

8ª novena de São Sebastião

Dia 18 de janeiro, segunda-feira, é celebrada no patamar da Igreja Matriz a 8ª Novena dos festejos de São Sebastião. O Padre convidado para ajudar na reflexão do tema: "Renovação Missionária das Comunidades" foi o padre Marcos Uchôa, que é Pároco da cidade de Groaíras, e um dos coordenadores da comissão bíblico-catequético Diocesana.
A Liturgia ficou a cargo da Comunidade Cristo Rei e os noitários foram os Serventuários da Justiça e Polícia Militar e Civil, dando destaque ao Grupo de Escoteiro de Ipu.
A imagem será conduzida à casa de Afonso das Chagas e Ida Maria, onde na manhã seguinte os Missionários irão visitar as casas vizinhas, sendo eles, Raimunda Maria, Antonio, Maria Camelo, Manoel Manso, Socorro Silva, Shell e Lucas.
Após a novena todos se dirigem à Praça Pedro César Tavares onde está situado o Parque de Diversões e a Barraca da Paróquia. Enquanto as crianças se divertem no Parque, os pais aproveitam para saborear um delicioso creme de galinha, paçoca, churrasquinho e diversos tipo de bolos feitos pelos Cenáculos e o Grupo Unidos em Cristo.

domingo, 17 de janeiro de 2010

7ª novena de São Sebastião

Dia 17 de janeiro de 2010, com muita alegria o povo ipuense se reúne mais uma vez para celebrar a 7ª novena dos festejos de São Sebastião.
O Padre convidado para ajudar na compreensão do tema da noite "Paróquia: Evangelizar é anunciar" foi o Padre José Bonifácio, pároco de Pires Ferreira, mas ele não pôde comparecer, ficando assim, a reflexão, a cargo de nosso pároco, Padre Raimundo Nonato Timbó.
A Liturgia ficou por conta do Clube da Amizade e das voluntárias da Caridade que convidaram para noitários da noite os Médicos, Dentistas, Enfermeiros (as), Agentes de Saúde, Fisioterapeutas e Fundação nacional de Saúde.
A imagem vai para a casa de José e Zequinha Taumaturgo. E os missionários Audiza, Alana, Ilana, Altanir, Dayana, Socorro Marques e Irene irão conduzi-a, amanhã, pelas casas da vizinhança.
A Barraca está sendo animada pela Ordem Franciscana Secular, a Juventude Franciscana (JUFRA), a Equipe Vocacional Paroquial (EVP), as Mães Cristãs e as Filhas de Maria.

6ª novena de São Sebastião


Festa do Padroeiro da cidade de Ipu, 6ª novena de São Sebastião. O pátio da matriz estava pequeno para tanta gente. O tema que iremos refletir esta noite é: Paróquia: Diálogo, como base de Evangelização. O padre convidado para presidir a Celebração Eucarística foi o nosso visitante e filho da terra, Pe. Natálio
A imagem de São Sebastião chegou 10 minutos antes das 19 horas.
Hoje, Pe. Nonato começou a exibir o filme da Campanha da Fraternidade Ecumênica.
O filme será exibido em 4 capítulos, antes da novena. Depois do filme, Pe. Nonato celebrou a novena e em seguida começamos a celebração Eucarística.
Os animadores da liturgia foi a Pastoral do Dízimo, Catequese Paroquial e Vicentinos. Os nossos convidados foram os desportistas, voz da cidade e radialistas.
Hoje muitos conterrâneos estiveram presentes na matriz celebrando conosco. Hoje é tambem a noite dos filhos da terra, e logo após a novena todos irão para a praça em frente da igrejinha para passarem a noite se divertindo e matando a saudade.
A novena é retransmitida por um telão que proporciona melhor visão para quem está distante, já que até o meio da praça Delmiro Gouveia em frente a matriz podia-se ver pessoas reunidas com seus familiares e participando da celebração.O ministério de musica da comunidade Cristo Rei
soleniza as novenas e celebrações desde o primeiro dia sob o comando do Nazareno. Hoje a imagem irá para a casa de Sebastião Dias e Helena Costa Mota. Após a celebração, Padre Nonato foi abraçar a tantos amigos que estavam visitando a nossa terra.
Nós fomos para a barraca das pastorais que estavam sob o comando da Comunidade Cristo Rei. Muitos amigos para revermos e batermos um papo agradável enquanto saboreamos comidas deliciosas e as crianças se divertiram no parque. Veja todas as fotos da festa no nosso site