terça-feira, 19 de janeiro de 2010

9ª novena de São Sebastião

O Pastor do grande rebanho da Diocese de Sobral, administrador, Padre Raimundo Nonato Timbó, andava pelo pátio da Matriz preocupado. Seu desejo de celebrar a novena e Missa campal era muito grande, mas a natureza se mostrava contrária, pois nuvens carregadas passavam rápidas pelo céu.
Após a chegada do santo, foi exibido mais um capítulo do filme da Campanha da Fraternidade Ecumênica e em seguida Padre Nonato celebrou a última novena de São Sebastião, terminando com um leve sereno. O pároco então convidou todos a adentrarem a Igreja Matriz para a celebração Eucarística.
O tema da noite "Missão Paroquial" foi refletido pelo Padre Emanuel Franklin, pároco de Meruoca, que presidiu a celebração eucaírítica, sendo esta co-celebrada pelos Padres Raimundo Nonato, Natálio, Bonifácio e Zenóbio.
O sereno era insistente, mas o povo não se afastou. A Igreja ficou lotada e com muita gente do lado de fora, apesar do risco de se molharem. Deus se compadeceu e o restante da Missa transcorreu tranquilamente.
Com a Igreja lotada faltou espaço para se locomover. A aglomeração era grande. Podemos registrar a presença de diversas Capelas e pessoas de diversas paróquias vizinhas. Os convidados da noite são as nossas Capelas, conterrâneos, visitantes e músicos.
Os animadores da Liturgia são os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. E o Mistério de Música da Comunidade Cristo Rei brilhou na solenização de todas as novenas.
Padre Emanuel em sua homilia deixou transparecer a saudade do pouco tempo que passou entre nós. Pois chegou aqui para os seu estágio pastoral, depois de ordenado passou poucos meses e foi o primeiro pároco da área pastoral de Pires Ferreira. Damos também destaque ao Padre Zenóbio, que passou algum tempo como Vigário Paroquial, e voltou para matar a saudade.
Padre Nonato cobrou explicações do Padre Bonifácio à comunidade por não ter celebrado no dia em que foi convidado, pois o povo ipuense o aguardava com muita estima. O mesmo co-celebrou conosco as duas últimas novenas. Depois fomos para a barraca que estava sob a coordenação do Apostolado da oração e MEJ e ao lado o leilão organizado por OSF, Dr. Edgard, Assinaldo, Nazareno, Gessy Torquato, Dete e Raimunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário