sábado, 25 de setembro de 2010

Festa de São Francisco em Ipu

Começa a festa de São Francisco na Paróquia do Ipu. A Festa Religiosa de São Francisco teve início na cidade de Ipu pela primeira vez no ano de 1936 pelo Pároco da época, Mons. Gonçalo de Oliveira Lima.
Quem idealizou a Festa de São Francisco na cidade foi o Sr. Francisco das Chagas Paz, que se encontrando com sua esposa, Dona Raimunda Mello, bastante doente a ponto de não encontrar uma medicação para os seus males, resolveu fazer uma promessa com São Francisco e alcançou a graça. Dona Raimunda Mello conseguiu a cura para sua doença.
O Sr. Francisco das Chagas para pagar sua promessa, foi com sua família a pé para Canindé. As graças foram tantas que ao voltar, o Sr. Francisco procurou Mons. Gonçalo de Oliveira Lima e pediu para o vigário celebrar a Festa ao santo protetor.
O Senhor Paz recebeu também o apoio irrestrito dos seguintes ipuenses: Francisco Gerson Assis (Chico Gerson), Plácido Passos e Pedro César Tavares, que através de sua família, tradicionalmente enfeita a imagem do Santo das Chagas de Cristo para o dia da festa.
Os festejos este ano tiveram uma atividade bem digna do santo missionário. Desde que começou o mês de setembro que os missionários da Paróquia andaram com a imagem do santo protetor de casa em casa. A cada semana a imagem de São Francisco foi levada para um bairro diferente, e os missionários visitaram as casas cantando e louvando a Deus em procissão com o andor, e rezando a benção das famílias em cada lar.
Hoje, dia 24 de setembro, as 18,30h no Santuário das Graças, no bairro da Boa Vista, começamos oficialmente a “Festa de São Francisco de 2010”, com uma procissão que durou cerca de 40 minutos, com um
percurso cheio de altos e baixos, mas não tirou o animo dos devotos. Ao chegar à Matriz foi hasteada a bandeira de São Francisco e realizada a miss a de abertura.
A festa de São Francisco em Ipu é um momento especial para as Famílias Cristãs. É que o nosso atual Pároco reserva os festejos para celebrar a semana da família. Já é tradição, pois desde que chegou em Ipu, em dezembro de 1998, Pe. Nonato reúne as pastorais, distribui livros “Hora da Família” para todas as pastorais, e em cada novena, um casal com testemunhos cristãos e escolhidos pelas pastorais, são convidados para falar sobre um subtema do roteiro e dar testemunho de sua vida. É uma palestra curta entre a novena e a missa, cerca de 15 minutos, mas que nos enriquece e ajuda a refletir no valor da família para a sociedade.

Este ano, o tema da festa é: “Família, Formadora de Valores Humanos e Cristãos. E por falar em Valores, precisamos também valorizar o nosso templo, a igreja de pedra, e fazer uma reforma geral. Começamos pelo telhado. A obra teve início no comecinho de setembro e ainda não foi feito um quarto do trabalho. Vamos precisar de muita ajuda. Não se negue a colaborar para uma obra tão importante em nossa história, pois a beleza da nossa igreja é imensa e merece mais carinho por de parte. Faça uma doação, compre cartelas de bingo, visite a nossa barraca, devolva o seu dízimo integral... não importa os meios, o valor maior está nos fins. Afinal, é na oração de São Francisco que rezamos: “É dando que se recebe”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário