quinta-feira, 30 de setembro de 2010

5ª Novena da Festa de São Francisco - “Aspectos econômicos da família que forma".


Dia 29 de Setembro de 2010, 5ª novena dos festejos de São Francisco na cidade do Ipu. Não me considero pessimista, porem ainda não consigo ver as pessoas que costumava participar das novenas de São Francisco em nossa cidade. Talvez por causa dos movimentos políticos que cada dia fica mais agitado.

O tema proposto para a noite foi: “Aspectos econômicos da família que forma". Os animadores da liturgia da noite foram os Cenáculos que convidaram a Elieusa e seu Esposo, catequista da Paróquia e coordenadora de grupo catequético no bairro dos Pereiros. A palestrante também é apresentadora do Programa “Ecoando a Palavra de Deus em Família” na radio catedral todos os sábados de 11 as 13 horas.

O tema não é tão fácil de explanação, porem a convidada se saiu muito bem, ajudando bem na compreensão para as famílias presentes. Destacamos também a presença do maestro e músico Jorge Nobre. Todas as noites, as novenas e missas são solenizadas pelo ministério de música Cristo Rei.

Quem animou a barraca foram: A catequese Infantil, a Comunidade N. Sra das Graças e a Comunidade S. Vicente de Paulo. Aqui gostaria de refletir em um aspecto nada agradável que é a divisão que muitas vezes acontece dentro da própria igreja. A barraca da Paróquia nos festejos foi pensada não só para arrecadar fundos, mas também para reunir os cristãos devotos logo após a missa e participarem de momentos agradáveis com os amigos.

Na verdade o que acontece é que em algumas barracas só vemos as próprias pessoas das pastorais que, Além de contribuírem com outras atividades de arrecadação, doar todo o material para a barraca, ainda são obrigados a comprar quase tudo para não terem prejuízos. Fico sempre preocupado com o nome de Pastoral de conjunto, onde um mesmo agente participa de diversas pastorais, contribui com todas, mas infelizmente é obrigado a escolher uma para participar ativamente, motivo ainda irei descobrir, deixando a desejar nas demais. O lado puramente humano sempre prevalece à fé. O que mais me dói é que estes agentes em sua maioria são pobres, alguns aposentados que o que ganha mal dá para comprar seus remédios. E onde estão as pessoas de melhor aquisição financeira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário