sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Gerardo Ayres de Sousa 7 Anos de Saudade




Gerardo Ayres de Sousa
7 Anos de Saudade...


Gerardo Ayres de Sousa, nasceu em Ipu-CE no dia 08 de janeiro de 1922.
Contando com os seus 81 anos sólidos e pacíficos, faleceu repentinamente em 28 de fevereiro de 2003.
Filho de Manoel Ayres do Nascimento (Mais conhecido como Sr. Manoel do Céu), e D. Maria Laura Ayres de Sousa.
Teve uma educação com base nos princípios éticos de valores, da verdadeira moral familiar, onde o respeito, a obediência, a compreensão, a decência, o caráter, a honestidade, a humildade, a verdade e a fé, eram cultuados dentro do lar, onde todas as normas cristãs eram vivenciadas com respeito e dignidade, tendo a oração como força de combate a todos os males.
Gerardo, sempre foi estudioso, curioso, observador, pesquisador, leitor assíduo de todo o acervo filosófico de São Thomaz de Aquino e de quase todos os santos e doutores da Santa Madre Igreja.
À exemplo de seu saudoso pai (Sr. Manoel do Céu como era conhecido pela geração passada do Ipu, homem íntegro, um grande mestre e um sacristão por excelência), Gerardo também abraçou a profissão, iniciando as suas atividades na Igrejinha no ano de 1939, transferindo-se no ano de 1940 para Igreja Matriz que estava no seu primeiro ano de Atividades Religiosas.
Gerardo Ayres foi o primeiro Sacristão da Igreja Matriz de São Sebastião do Ipu, onde permaneceu até os seus dias finais. Sua permanência durou 63 anos de fiel trabalho e dedicação às coisas da Igreja. Foi, portanto bem jovem com muita humildade, fé, amor, que iniciou o seu zeloso e admirável trabalho na Igreja Matriz de São Sebastião de Ipu.
Considerou a Igreja a sua verdadeira casa, renunciando a tudo aquilo que por ventura chegasse a perturbar ou atrapalhar o desempenho do seu trabalho na Igreja. O próprio físico do Gerardo Ayres, já revelava a pessoa humilde e boa que ele era.
Como conservador e admirador da História, transformou a sua casa num verdadeiro museu histórico em defesa da Monarquia. Foi um eterno monarquista, conhecedor de toda a história Imperial, preservando os vultos monárquicos, como D. Pedro II, Princesa Isabel, enfim, toda a Família Real a qual defendeu e venerou.

Gostava de questionar fatos históricos e o fazia com segurança. Dotado de uma memória extraordinária, tornando-se um arquivo vivo da história da nossa terra. Sensível, romântico e portador de um admirável dom artístico. Durante muito tempo tocou realejo e fez parte do Grupo Teatral Ipuense, desempenhando papeis diversificados, mas, de preferência aqueles em que o humor estava presente, provocando risos e mais risos na platéia.
O seu trabalho honesto, na Igreja o tornou àquela pessoa amiga e admirável. A sua humildade e a sua bondade o fizeram bater record em número de afilhados no Município de Ipu. São tantos que ele próprio perdera a conta. Porém reconhecia e abençoava a todos.
A Igreja o identificou como aquele cristão diferente respeitado e piedoso. Um fraterno amigo camarada.
A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, o escolheu como patrono da cadeira nº 13 ocupada pela sua sobrinha Maria das Graças Ayres Martins. Na Noite do Reencontro de Ipu em 18 de janeiro de 2003 lhe foi prestado uma única homenagem, justa e amiga através da Associação de Filhos e Amigos de Ipu, AFAI com a oferta da comenda do reconhecimento, considerando-o um verdadeiro arquivo vivo da história do Ipu, na mais singela de suas características - A Humildade.
Um mês após receber a referida homenagem, faleceu...
Gerardo permanece vivo na memória de todos os ipuenses que o admiravam, pelo seu trabalho virtuoso e pela sua tão sublime humildade.

Cristo – Seu amparo
A Igreja – Sua grande paixão


Graça Aires (sobrinha)


Ipu-Ce, 28 de Fevereiro de 2010

Um comentário:

  1. sou José Apoliano da silva fui coroinha junto com o meu inesquecivel amigo gerardo aires ano de 1959 a 1963 sinto muita saudade daquele tempo sou ipuense de coração vivi em ipu ate os 15 anos quando vim embora para Brasilia em 1966 e jamais voltei simto saudade do meu tempo de infancia dos piquiniquis na bica do ipu se alguem ler esse comentario me responda pelo gmail -- apoliano.jose@gmail.com.br

    ResponderExcluir