sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Gerardo Ayres de Sousa 7 Anos de Saudade




Gerardo Ayres de Sousa
7 Anos de Saudade...


Gerardo Ayres de Sousa, nasceu em Ipu-CE no dia 08 de janeiro de 1922.
Contando com os seus 81 anos sólidos e pacíficos, faleceu repentinamente em 28 de fevereiro de 2003.
Filho de Manoel Ayres do Nascimento (Mais conhecido como Sr. Manoel do Céu), e D. Maria Laura Ayres de Sousa.
Teve uma educação com base nos princípios éticos de valores, da verdadeira moral familiar, onde o respeito, a obediência, a compreensão, a decência, o caráter, a honestidade, a humildade, a verdade e a fé, eram cultuados dentro do lar, onde todas as normas cristãs eram vivenciadas com respeito e dignidade, tendo a oração como força de combate a todos os males.
Gerardo, sempre foi estudioso, curioso, observador, pesquisador, leitor assíduo de todo o acervo filosófico de São Thomaz de Aquino e de quase todos os santos e doutores da Santa Madre Igreja.
À exemplo de seu saudoso pai (Sr. Manoel do Céu como era conhecido pela geração passada do Ipu, homem íntegro, um grande mestre e um sacristão por excelência), Gerardo também abraçou a profissão, iniciando as suas atividades na Igrejinha no ano de 1939, transferindo-se no ano de 1940 para Igreja Matriz que estava no seu primeiro ano de Atividades Religiosas.
Gerardo Ayres foi o primeiro Sacristão da Igreja Matriz de São Sebastião do Ipu, onde permaneceu até os seus dias finais. Sua permanência durou 63 anos de fiel trabalho e dedicação às coisas da Igreja. Foi, portanto bem jovem com muita humildade, fé, amor, que iniciou o seu zeloso e admirável trabalho na Igreja Matriz de São Sebastião de Ipu.
Considerou a Igreja a sua verdadeira casa, renunciando a tudo aquilo que por ventura chegasse a perturbar ou atrapalhar o desempenho do seu trabalho na Igreja. O próprio físico do Gerardo Ayres, já revelava a pessoa humilde e boa que ele era.
Como conservador e admirador da História, transformou a sua casa num verdadeiro museu histórico em defesa da Monarquia. Foi um eterno monarquista, conhecedor de toda a história Imperial, preservando os vultos monárquicos, como D. Pedro II, Princesa Isabel, enfim, toda a Família Real a qual defendeu e venerou.

Gostava de questionar fatos históricos e o fazia com segurança. Dotado de uma memória extraordinária, tornando-se um arquivo vivo da história da nossa terra. Sensível, romântico e portador de um admirável dom artístico. Durante muito tempo tocou realejo e fez parte do Grupo Teatral Ipuense, desempenhando papeis diversificados, mas, de preferência aqueles em que o humor estava presente, provocando risos e mais risos na platéia.
O seu trabalho honesto, na Igreja o tornou àquela pessoa amiga e admirável. A sua humildade e a sua bondade o fizeram bater record em número de afilhados no Município de Ipu. São tantos que ele próprio perdera a conta. Porém reconhecia e abençoava a todos.
A Igreja o identificou como aquele cristão diferente respeitado e piedoso. Um fraterno amigo camarada.
A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, o escolheu como patrono da cadeira nº 13 ocupada pela sua sobrinha Maria das Graças Ayres Martins. Na Noite do Reencontro de Ipu em 18 de janeiro de 2003 lhe foi prestado uma única homenagem, justa e amiga através da Associação de Filhos e Amigos de Ipu, AFAI com a oferta da comenda do reconhecimento, considerando-o um verdadeiro arquivo vivo da história do Ipu, na mais singela de suas características - A Humildade.
Um mês após receber a referida homenagem, faleceu...
Gerardo permanece vivo na memória de todos os ipuenses que o admiravam, pelo seu trabalho virtuoso e pela sua tão sublime humildade.

Cristo – Seu amparo
A Igreja – Sua grande paixão


Graça Aires (sobrinha)


Ipu-Ce, 28 de Fevereiro de 2010

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Aniversário e Renovação do Compromisso da JUFRA

Hoje, 20 de fevereiro de 2010, a Fraternidade de Jufra (Juventude Franciscana) comemorou seu segundo aniversário e realizou o Rito de Renovação anual do compromisso do Jufrista durante a celebração eucarística deste sábado.
A celebração foi presidida pelo padre Marcone que é assistente espiritual da Fraternidade Paz e Bem de Ipu. Tivemos participação dos membros da OFS (Ordem Franciscana Secular) e demais jufristas. Renovaram o compromisso seis jufristas que haviam feito o compromisso dia 16 de fevereiro de 2008, na Capela de Abílio Martins, ocasião onde foi oficializada a Fraternidade de Jufra de Ipu.Na ocasião a celebração foi presidida pelo padre Raimundo Nonato.
Após a homilia, os jufritas que estavam aptos a renovarem o compromisso de vida franciscana que se resume na vivência do Evangelho e da vida fraterna, receberam novamente o Tau, símbolo do franciscanismo. Dessa forma comprometeram-se a testemunhar o evangelho e o ideal franciscano sob a responsabilidade da OFS.
Ao terminar a missa, Jufra e OFS dirigiram-se para o Napam onde fizeram uma pequena confraternização em comemoração aos dois anos de fundação da Jufra de Ipu. Foi organizada pela OFS como uma forma de acolher novamente os jufristas, como disse o Beto (membro da OFS) e mostrar que somos uma família: a família franciscana que vive o carisma de São Francisco de Assis, cada um de acordo com a sua idade e aspirações.
Paz e Bem!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Campanha da Fraternidade – 2010


PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO
DIOCESE DE SOBRAL
R. Dr. Chagas Pinto, 525
CEP. 62. 250 – 000 FONE (88) 3683 – 2300
Ipu – Ceará – Brasil
 Equipe da Campanha da Fraternidade – 2010
 Pe. Marcone
 Conceição
 Marcos Antonio
 Gracinha

 Jefté
 Dadá
A QUARESMA <GRUPO J M V >
O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete pois, de acordo com o cristianismo, o domingo, que já é dedicado como o dia do Senhor, durante a quaresma não é contado. Após esse período, se inicia o Tríduo Pascal, que termina no Domingo de Páscoa. Quaresma remete, ainda, ao periodo de 40 dias que Jesus passou no deserto em oração.

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma); ela ocorre quarenta e seis dias antes da Sexta-feira Santa contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010



18º Despertar com Cristo 2010
Esse ano o Despertar com Cristo teve um número menor de participantes no Ginásio coberto, mesmo assim, não tirou o brilho e o entusiasmo daqueles que participaram dessa festa de louvor ao Senhor que teve seu encerramento nesta terça-feira dia 16 de fevereiro com muito louvor e oração e finalizou com a Santa Missa que foi celebrada pelo padre Raimundo Nonato e padre Marcones.
O Nazareno agradeceu em nome de toda comunidade a prefeitura municipal de Ipu, água Brisa da Serra e Evandro Mesquita que colaboraram com o evento desse ano de 2010.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

15 DE FEVEREIRO- RETIRO DE CARNAVAL EM PIRES FERREIRA

A paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Pires Ferreira está realizando seu primeiro retiro de carnaval com o pároco Padre Bonifácio.




O retiro recebe o nome Vinde e Vede e conta com a participação de um grande número de fiéis que vão louvar ao Senhor.





15 DE FEVEREIRO-10 MESES DE SAUDADES ETERNAS

Monsenhor Morais



segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Despertar com Cristo 2010 - 3º Dia

Hoje, dia 15 de fevereiro de 2010, celebramos mais um dia de alegria neste Carnaval com Cristo. No 3º dia de louvor a abertura foi feita com a oração do terço, organizado pelos cenáculos de Ipu.
Com muito louvor e oração é que festejamos o Carnaval. As pregações são realizadas pela Comunidade Shalom de Fortaleza, e hoje tiveram como tema: "Só haverá novo se houver uma profunda vida de oração" e "Santidade: uma vocação de amor".

O Despertar com Cristo é caracterizado pelas belíssimas apresentações do Ministério de Arte. Destaca-se também que, enquanto os jovens e adultos estão dentro do Ginásio assitindo as palestras, as crianças estão fora com uma equipe que se responsabiliza em acolhê-las e levar até elas muita alegria.
É importante lembrar que durante todos os dias há confissões no interior do Ginásio. À noite a celebração da Santa Missa que foi presidida por nosso Pároco e Administrador Diocesano, Padre Raimundo Nonato, e co-celebrada por nosso Vigário, Padre Marcone. A noite foi encerrada pelo momento chamado "Noite Kairós".

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Despertar com Cristo 2010 - 2º Dia

Neste domingo, dia 14 de fevereiro de 2010, nós demos continuidade ao Despertar com Cristo, no segundo dia de carnaval. Hoje tivemos pregações dos nossos irmãos da Comunidade Shalom que vieram de Fortaleza nos ajudar e pregar para nós temas de oração, espiritualidade que nos levam ao conhecimento e experiência do amor de Deus.
Tivemos a abertura com as danças que já são tradicionais, a participação do ministério de arte são Miguel arcanjo e o grupo de crianças comandado pelaLena Sampaio.
A Celebração Eucarística foi presidida pelo nosso Vigário Paroquial Padre José Marcone.
Eu afirmo que é um convite de Deus para você: Venha para o Despertar com Cristo. O Senhor quer despertar você para uma nova vida, para a felicidade sem fim.


sábado, 13 de fevereiro de 2010

Despertar com Cristo 2010 - Passeata Queremos Deus

O Despertar com Cristo 2010 teve início hoje com a tradicional passeata "Queremos Deus", que há 18 anos vem sendo realizada na cidade de Ipu. A passeata sai da Igreja Matriz, passando pelas principais ruas da cidade, onde as comunidades, movimentos, pastorais, cenáculos, enfim, todo o povo de Deus animado pelo Ministério de Música da Comunidade Cristo Rei vão cantando e louvando ao Senhor, e principalmente, bradando: "Queremos Deus".
A passeata vai até o Ginásio Coberto Abdoral Timbó onde é celebrada a Santa Missa. Com cânticos e louvores em ritmo alegre e a presença de Jesus Eucarístico nós damos início ao Despertar festejando e celebrando Nossa Senhora.
Hoje com o tema Maria, modelo da Evangelização. A gente aproveita para convidar o povo de Deus para amanhã, domingo, segunda e terça, a partir das 14h da tarde, vir participar conosco deste 18º Despertar com Cristo.
Contamos com a presença do Nosso Pároco e Administrador Diocesano Padre Nonato e Padre Marcone, que esteve ouvindo confissões até o momento da celebração da Santa Missa. Este ano nós estamos com uma novidade: após a Santa Missa, para que o jovem fique neste ambiente e não se dissipe no outro carnaval estaremos apresentando, em cada dia, um movimento diferente voltado para o jovem.
Hoje nós temos um filme dedicado aos jovens, amanhã nós teremos uma “Cristoteca” (Cristoteca é uma festa dance com músicas cristãs) e segunda um despertar Kairós. Este é o Despertar e está começando.
Com fotos de Anselmo Bandeira (Cenáculos), texto de Nazareno Alves (Comunidade Cristo Rei - Organizadora do Evento), seleção de fotos e digitação Terezinha de Jesus (Catequese) e edição e publicação Osorio Soares (Catequese).

Visita Missionária no bairro Pedrinhas no dia 12/02/2010







A VISITA AO BAIRRO PEDRINHAS ACONTECEU NESTE DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2010.

Contamos com a presença de alguns moradores do bairro para rezarmos o rosário, foi um encontro de oração e fé.




Na próxima sexta-feira dia 19 será o encerramento da visita ao bairro Pedrinhas.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A ORIGEM DO CARNAVAL


O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.
A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.

Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas da forma semelhante à de hoje.

A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

REUNIÃO DO MESC (Ministros Extraordinários da sagrada comunhão)



REUNIÃO DO MESC (Ministros Extraordinários da sagrada comunhão)
ACONTECEU HOJE PELA MANHÃ NO NAPAN UMA REUNIÃO QUE ACONTECE TODO PRIMEIRO SABADO DO MÊS COM A PRESENÇA DOS REPRESENTANTES DAS CAPELAS E MINISTROS DA SAGRADA EUCARISTIA ONDE FOI DISCUTIDO A FORMAÇÃO DOS MINISTROS E O CALENDARIO MENSAL DA PAROQUIA. FOI DIRIGIDA PELO NOSSO PAROCO PADRE RAIMUNDO NONATO.