segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bote Fé - Jornada Mundial da Juventude começa dia 18 de fevereiro em Ipu

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) da Espanha mal terminou, e já estamos envolvidos na preparação da próxima Jornada, que acontecerá no Brasil no próximo ano. Exatamente, de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. Antes disso, porém, haverá os dias da Pré-Jornada, envolvendo, de alguma forma, o Brasil todo, com jovens vindos de numerosos países de todo o mundo, a serem acolhidos em nossas dioceses e paróquias. Na Espanha, vinham de 170 países!

De fato, a próxima Jornada já começou no dia 18 de setembro de 2011, quando foram acolhidos os sinais da JMJ, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora em São Paulo, como ponto de partida para sua peregrinação por todo o Brasil. Com a presença desses dois sinais da JMJ, as juventudes das dioceses e comunidades locais poderão se preparar para sua peregrinação, finalmente, ao Rio de Janeiro, em julho de 2013.

A diocese de Sobral será a primeira diocese do Ceará a receber os símbolos da JMJ. A cruz e o ícone de Nossa Senhora chegarão à Paróquia de São Sebastião do Ipu, Região de Santa Quitéria, no dia 18 de fevereiro de 2012. No dia 19/02 será a vez da Paróquia São Manuel do Marco, Região do Acaraú, e na vigília do dia 19 e dia 20/02 será a vez da cidade de Sobral e Região Sede.

Para cada um destes locais está sendo preparado o evento chamado BOTEFÉ com cantores, celebrações, formação, testemunhos e várias outras iniciativas e atrações, para envolver a juventude e também os adultos e crianças. É a hora de manifestarmos nossa fé, carinho e apoio à juventude. Paróquias, famílias, grupos, movimentos, pastorais, organizações juvenis, escolas, todos estão convidados! O êxito do evento dependerá do envolvimento de todos nós!

De fato, a preparação e a realização da JMJ-Rio 2013 será um “tempo favorável”, uma graça especial para a juventude em nosso país, em nosso Regional Nordeste 1 e, especialmente, em nossa diocese. É ocasião para não se perder e para aproveitar destes três dias em que a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora permanecerão em nossa diocese, em várias igrejas e locais, para que muitos tenham a oportunidade de venerar esses sinais, que já emocionaram milhões de jovens nas Jornadas.

O papa Bento XVI já definiu o tema da JMJ-Rio 2013: “Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações!” (Mt 28, 19); está na continuidade do tema da JMJ de Madrid: Estar “firmes na fé, enraizados e edificados em Cristo”, para levar espontaneamente e organizadamente a “fazer discípulos” de Cristo. A fé, quando verdadeira, não fica guardada somente para si, mas torna-se contagiosa! Está na continuidade também dos temas que movem a evangelização na América Latina, depois da Conferência de Aparecida (2007): “discípulos missionários de Jesus Cristo, para que, nele, nossos povos tenham vida”.

No final da JMJ de Madrid, o papa Bento XVI convidou os jovens a retornarem aos seus 170 povos diversos, para contar aos outros o que viram e ouviram durante aqueles dias memoráveis… Não é diverso daquilo que Jesus mandou os discípulos fazerem, ao enviá-los em missão entre todos os povos. Os cristãos têm muito para anunciar aos povos! E também têm bons motivos para convidar outras pessoas para irem ao encontro de Cristo, deixando-se envolver e encantar por ele… A festa que está sendo preparada para os dias 18, 19 e 20 de fevereiro no Ipú, no Marco e em Sobral, já será uma boa ocasião para fazer isso! O nosso BOTEFÉ conta com a sua presença!

Através da Rádio Educadora do Nordeste, Sobral, você poderá acompanhar toda a programação e informações deste evento no programa Bote fé diocese de Sobral, toda quinta-feira das 10h às 11h.

Mensagem para a juventude (D. Pedro Casaldáliga)
“Jovens, façam de sua juventude a ocasião decisiva para definir sua vida.
Como opção pelo Reino, no seguimento de Jesus.
Façam da juventude esperança, força, doação, sonho.
Saibam abraçar as causas maiores, as causas da justiça, da libertação, da ecologia, da política e da paz.
Se apaixonem por Jesus Cristo, sua palavra, sua vida, sua morte e sua ressurreição.
Sejam radicais, alegres, servidores.
Vivam a comunidade.
Vivam a cidadania.
Vivam a família.
Não brinquem com os pobres.
Não brinquem com o amor.
Não brinquem com a política.
Não brinquem com o Evangelho.
Sejam páscoa na Páscoa!
n’Ele, juventude, aquele abraço.”
Dom Odelir José, mccj

Fonte: Jornal Correio da Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário