sábado, 30 de outubro de 2010

Encontro de Cenáculos na Nova Aldeota - Ipu- Ceará




Aconteceu ontem 29.10 2010 na Rua Farias Brito, Nova Aldeota na casa da Dona Neném mais um Cenáculo ministrado pelo grupo de Cenáculos da Paróquia São Sebastião de Ipu, que está sendo coordenado por Socorro Marques e Socorro Gomes com a seguinte programação:
Acolhimento feito por Socorro Gomes que contemplou e rezou o terço com a participação dos cenáculos presentes.
Ao final Socorro Marques leu o evangelho de Domingo e comentou, Fátima Paulino complementou com o seu testemunho de vida com nossa Senhora, encerrando com um momento de oração e fraternidade por Maria das Graças Sousa e animado pelos jovens do grupo Porta do Céu.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

terça-feira, 12 de outubro de 2010

12 de outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida








A Paróquia de Ipu, iniciou o Dia de Nossa Senhora Aparecida com uma Missa às 7h, que teve em sua procissão de entrada três crianças representando as crianças brasileiras, caracterizadas de pescadores, representando Felipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia, os três pescadores que em 1717 encontraram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas do rio Paraíba, no estado de São Paulo. Hoje, essa imagem é reconhecida como Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil.
Pe. Nonato relembrou um pouco dessa linda história, quando os humildes pescadores tentavam sem resultado pescar peixe no rio, e acabaram encontrando primeiro, o corpo de uma imagem, depois sua cabeça, seguido de uma milagrosa pesca que encheu sua canoa. Os pescadores ao retornarem para casa, lavaram a imagem e perceberam que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, e desde que foi encontrada, muitos milagres ocorreram. Ele destacou o milagre do escravo que, ao entrar na capelinha teve suas correntes caídas ao chão milagrosamente, mostrando assim, que Nossa Senhora veio a favor da liberdade, libertando os oprimidos.
Pe. Nonato também relembrou quando da sua chegada em Ipu, dos 500 anos do Brasil, onde recebemos a réplica da cruz da primeira missa celebrada no Brasil e da imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida que ficou conosco alguns dias do mês de setembro do ano 2000. Momento forte em nossa Paróquia onde a comunidade ipuense se reuniu para prestigiar nossa padroeira.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do nosso Brasil, mãe que apara, acolhe e anima, rogai por nós.
FonteGorette Timbó

domingo, 10 de outubro de 2010

Baixa Larga em festa

A festa de São Francisco na localidade de Baixa Larga teve início na quinta – feira dia 7 de outubro, onde na ocasião todas as noites um casal palestrante refletia sobre o tema proposto.

O encerramento da festa aconteceu hoje, dia 10 às 19:00 h com a Santa Missa presidida pelo Pedre Raimundo Nonato,na ocasião também teve a primeira eucaristia e batismo.

Cenáculos na ativa

O cenáculo comemorou hoje dia 10 de outubro o aniversário da Dona Idelzuite com um terço na casa da mesma.Onde foi convidado a todos os presentes para participarem de uma caminhada com Nossa Senhora Aparecida pelas ruas do Alto dos 14, com a finalidade de obter recursos para a reforma da Igreja Matriz.

A caminhada será dia 12 de outubro às 19:00 h, sairá da casa da dona Idelzuite e finalizará na rua José Coelho, em frente a casa da dona Maria do Carmo, após a caminhada terá na casa da mesma uma barraca com creme, refrigerante e bolo para aqueles que desejarem saboreá-los.

sábado, 9 de outubro de 2010

Formação para catequista na Paróquia do Ipu

"A maior preocupação da formação inicial é preparar basicamente o catequista com o conhecimento da pessoa humana, do contexto sócio cultural, da pedagogia da fé e da mensagem cristã. Esta formação inicial é necessária em todas as paróquias, pois é grande a rotatividade de catequistas. É preciso ter sempre disponível um atendimento inicial aos novos catequistas que vão chegando". DNC - CNBB, n. 291
Pensando nisto a catequese da paróquia de Ipu promove para seus catequistas uma formação permanente com encontros mensais. Este encontro se dá todo primeiro domingo do mês para catequistas da matriz e todo segundo sábado para catequistas das capelas. Para formação estamos utilizando o subsídio da Editora Pão e Vinho, escrito pelo Padre Cristovam Iubel. O título do livro é: Aprendendo a ser catequista, formador de discípulo missionário. Na verdade o catequista tem que ser formador de discípulos de Jesus. Catequese não é para preparar crianças para primeira Eucaristia.
A Eucaristia faz parte de um processo de adesão ao projeto de Jesus, conhecimento, amor e desejo de adorar e participar de seu corpo místico. O amadurecimento é que vai dizer se o catecúmeno está pronto ou não para receber Jesus Eucarístico. A catequese deve preparar cristãos autênticos para uma vida de discipulado a serviço do Reino de Deus.

Encontros mensais de formação para agentes de Pastoral em Ipu.

Uma das maiores preocupações da Paróquia do Ipu é a preparação dos cristãos que pedem os sacramentos. Para cada sacramentos a Paróquia prepara agentes para a formação cristã. Para os noivos, dez casais se revezam dando palestras que vão ajuda-los a viverem melhor nesta nova etapa tão importante na vida de uma pessoa. os encontros acontecem a cada 15 dias com os palestrantes e um terceiro encontro com o Pároco.
ser coroinha é estar a serviço de Deus e da igreja, servindo diretamente à mesa do sacrifício, auxiliando o Padre na preparação do banquete Eucarístico. A criança que é coroinha dá o primeiro passo para seguir a Jesus e tornar-se um Apóstolo do mestre no ministério Sacerdotal. Acreditamos que o zelo e o amor de quem está presente à Jesus Eucarístico não termina com o passar dos anos, mas aumenta a ponto de gritar: "Nada me separa do amor de Cristo". Os encontros dos coroinhas para formação acontecem todos os primeiros sábados de cada mês na Paróquia. Neste mês, excepcionalmente aconteceu no segundo, devido a Festa de São Francisco.
A Paróquia do Ipu valoriza todos os seus agentes Pastorais que se dispõem a servir a Deus através de sua igreja. Pensando nesta valorização, a Paróquia oferece formação mensal. O Padre Raimundo Nonato faz questão de assessorar a formação dos MESC (Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão), pessoalmente. É como se fosse uma Assembléia Paroquial em doze meses. Participam do encontro os agentes do MESC e representantes de comunidades que estão se estruturando mas ainda não tem capela.
Estas são as notícias da Paróquia do Ipu. Texto de Osorio Soares e Fotos de Anselmo Bandeira
Fonte Catequese da Paróquia de Ipu






Campanha Missionária 2010

Missão e Partilha
Oração Missionária 2010
Ó Deus,
Pai de todos os povos,
Vós que nos abraçais
Com a ternura de uma mãe,
Ouvi o clamor
Das multidões da Amazônia
E do mundo inteiro
Desejosas de Vos conhecer
E Vos amar.
Ensinai-nos a Vos servir,
Na partilha da Fé
E dos Bens,
Que Vós mesmos nos destes.
Amém.

CAMPANHA MISSIONÁRIA 2010
Tema: Missão e Partilha
Lema: Ouvi o Clamor do Meu Povo (Ex 3, 7b)
Dia Mundial das Missões
Coleta Nacional
23 a 24 de outubro

10/10/2010 - 28º Domingo do Tempo Comum - Mês das Missões

Oração dos fiéis


1.A Palavra de Deus na liturgia de hoje revela-nos que todos recebem graças e dons, curas e bênçãos, mas poucos dão graças a Deus. Para que sejamos mais agradecidos a Deus por tudo o que somos e temos, e partilhemos os bens e a fé que recebemos, rezemos...
T.: Obrigado, Senhor, pelos missionários!
2. Quem, senão um estrangeiro, voltou para agradecer? Muitos missionários deixaram suas pátrias, para anunciar o Evangelho, porque se sentiram chamados e gratos a Deus pela fé recebida. Para que sejamos agradecidos a Deus e aos missionários pelo dom da Fé, rezemos...
T.: Obrigado, Senhor, pelos missionários!
3. “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.” Quanto tempo desperdiçamos para servir ao dinheiro! E para Deus, quanto tempo dispensamos como missionários e evangelizadores, trabalhando em alguma pastoral, grupo ou associação? Por termos assumido nossa missão de colaboradores de Cristo, rezemos...
T.: Obrigado, Senhor, pelos missionários!
4.A Campanha Missionária deste ano tem como tema Missão e Partilha, e, como lema, Ouvi o Clamor do Meu Povo (Ex 3,7b). Para que a Missão evangelizadora da Igreja leve a economia a ser mais solidária e mais distributiva, partilhando-se os bens que Deus destinou a todos, rezemos...
T.: Obrigado, Senhor, pelos missionários!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O Cenáculo N. Sra da Conceição




O Cenáculo foi fundado em 1994 por Geni e Sinhá, durante esses anos funcionou com muita dificuldade, ninguém queria acompanhá-lo, então Geni resolveu entregar.
Atualmente assumiu o Cenáculo D.Sinhá,Chaguinha e Nazélia rezando o terço com os adultos todas as quintas-feiras. Hoje o encontro foi em frente a casa da dona Geni com a presença de crianças e adultos que participaram com alegria do encontro.