sábado, 9 de outubro de 2010

Formação para catequista na Paróquia do Ipu

"A maior preocupação da formação inicial é preparar basicamente o catequista com o conhecimento da pessoa humana, do contexto sócio cultural, da pedagogia da fé e da mensagem cristã. Esta formação inicial é necessária em todas as paróquias, pois é grande a rotatividade de catequistas. É preciso ter sempre disponível um atendimento inicial aos novos catequistas que vão chegando". DNC - CNBB, n. 291
Pensando nisto a catequese da paróquia de Ipu promove para seus catequistas uma formação permanente com encontros mensais. Este encontro se dá todo primeiro domingo do mês para catequistas da matriz e todo segundo sábado para catequistas das capelas. Para formação estamos utilizando o subsídio da Editora Pão e Vinho, escrito pelo Padre Cristovam Iubel. O título do livro é: Aprendendo a ser catequista, formador de discípulo missionário. Na verdade o catequista tem que ser formador de discípulos de Jesus. Catequese não é para preparar crianças para primeira Eucaristia.
A Eucaristia faz parte de um processo de adesão ao projeto de Jesus, conhecimento, amor e desejo de adorar e participar de seu corpo místico. O amadurecimento é que vai dizer se o catecúmeno está pronto ou não para receber Jesus Eucarístico. A catequese deve preparar cristãos autênticos para uma vida de discipulado a serviço do Reino de Deus.

Encontros mensais de formação para agentes de Pastoral em Ipu.

Uma das maiores preocupações da Paróquia do Ipu é a preparação dos cristãos que pedem os sacramentos. Para cada sacramentos a Paróquia prepara agentes para a formação cristã. Para os noivos, dez casais se revezam dando palestras que vão ajuda-los a viverem melhor nesta nova etapa tão importante na vida de uma pessoa. os encontros acontecem a cada 15 dias com os palestrantes e um terceiro encontro com o Pároco.
ser coroinha é estar a serviço de Deus e da igreja, servindo diretamente à mesa do sacrifício, auxiliando o Padre na preparação do banquete Eucarístico. A criança que é coroinha dá o primeiro passo para seguir a Jesus e tornar-se um Apóstolo do mestre no ministério Sacerdotal. Acreditamos que o zelo e o amor de quem está presente à Jesus Eucarístico não termina com o passar dos anos, mas aumenta a ponto de gritar: "Nada me separa do amor de Cristo". Os encontros dos coroinhas para formação acontecem todos os primeiros sábados de cada mês na Paróquia. Neste mês, excepcionalmente aconteceu no segundo, devido a Festa de São Francisco.
A Paróquia do Ipu valoriza todos os seus agentes Pastorais que se dispõem a servir a Deus através de sua igreja. Pensando nesta valorização, a Paróquia oferece formação mensal. O Padre Raimundo Nonato faz questão de assessorar a formação dos MESC (Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão), pessoalmente. É como se fosse uma Assembléia Paroquial em doze meses. Participam do encontro os agentes do MESC e representantes de comunidades que estão se estruturando mas ainda não tem capela.
Estas são as notícias da Paróquia do Ipu. Texto de Osorio Soares e Fotos de Anselmo Bandeira
Fonte Catequese da Paróquia de Ipu






Nenhum comentário:

Postar um comentário