segunda-feira, 7 de junho de 2010

Reunião da Ordem Franciscana


Dia 6 de Junho de 2010 aconteceu mais um encontro da OFS ( Ordem Francisca Secular) do RNA2 (Regional Nordeste A2) ceara e Piauí.. O R é dividido por 11 distrito . a região da serra compõe o distrito 3. As fraternidades que se encontram aqui é Viçosa do Ceará, São Benedito, Ibiapina, Ubajara, Guaraciaba do Norte, Ipu e Reriutaba.

São 2 Paróquia da Diocese de Sobral e 5 da Diocese de Tianguá com a participação de 121 pessoas. Hoje está presente a representante da Família Franciscana no Brasil, a Elisiam, Presidente da Família Franciscana no Ceará.
O objetivo de sua presença é a criação do Núcleo da Família Franciscana no nosso Regional. A criação do Núcleo foi feito no início do encontro e em seguida foi feita a votação sendo eleita a Vera Lúcia Moreno de São Benedito. A ordem Franciscana está dividida em: Ordem 1ª que é os Frades; Ordem 2ª que é as Freiras; Ordem 3ª que é os Leigos Seculares.
A família Franciscana a nível regional tem como assistente espiritual o Frei Wellington que mora em fortaleza que no final do mês estará fazendo a visita fraterna pastoral na Paróquia de São Sebastião do Ipu. A Ordem Franciscana no Ipu tem 16 professos, 5 formandos e 3 iniciandos.
A 16 anos este encontro da Ordem Franciscana é realizado a nível regional que, a partir de junho, portanto deste encontro, a Ordem estará se reunindo mensalmente em uma das cidades do Regional para dar continuidade a pauta. O rodízio de encontros Franciscano tem como tema geral “Missão Franciscana Hoje”.

É o estudo de uma apostila de formação do Regional para a ordem. O propósito da OFS é estudar esta apostila até dezembro nestes encontros mensais. Tema do dia: “O que é formação”. A equipe responsável pela formação foi a fraternidade de São Benedito tendo como coordenadora Vera Lúcia Moreno.

A Cândida que gentilmente nos concedeu esta entrevista, na Fraternidade do Ipu é tesoureira e a nível de Região é coordenadora de formação. No final fez um convite a quem se animar ou sentir o chamado de Jesus através do carisma Franciscano pode participar das reuniões ao menos para conhecer, será bem vindo pois as reuniões são abertas a quem quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário