domingo, 22 de novembro de 2009

Coroa de Advento





Coroa de Advento
Advento significa chegada, vinda. É o tempo de preparação para o Natal, para a chegada de nosso Senhor. O Advento também marca o início do Ano da Igreja.
Quatro domingos, os 4 anteriores ao Natal, marcam esta época, que pode durar entre 22 e 28 dias, dependendo do dia da semana em que cai o Natal (25 de dezembro).
Um dos símbolos mais conhecidos desta época é a Coroa de Advento:
Um círculo ou anel feito de ramos verdes, sinais de esperança e vida.
Uma fita vermelha, envolvendo este anel, simbolizando o amor de Deus que nos envolve e também o nosso amor, que prepara a comemoração do Natal.
As quatro velas, uma para cada domingo, simbolizando a presença de Cristo como luz do mundo (e acendemos uma no primeiro domingo, duas no segundo, etc.. observando como a luz aumenta e se torna mais forte) e nos lembram que nós também devemos ser luz.
Coroa de Advento
P. Rubens H. (IECLB), SP, 2006.
O P.Johann Hinrich Wichern, construiu a primeira coroa de advento em 1839, um aro de madeira, tipo roda de carroça, com 23 velas, que ele pendurou no salão de oração do Abrigo para menores sem teto, chamado "Das Rauhe Haus" em Hamburgo na Alemanha.
Somente em 1860 a coroa de advento recebeu os primeiros ramos verdes como enfeite e 20 velas vermelhas pequenas, e 4 velas grandes brancas, simbolizando os domingos. Todos os dias se acendia uma vela e faziam-se orações.

Um comentário:

  1. Boa noite! Belo post!! Passando para uma visita e já te seguindo.
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir