segunda-feira, 2 de novembro de 2009

02 de novembro dia de finados

O dia de finados é o dia da celebração da vida eterna, das pessoas queridas que já faleceram.É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca.Pois a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º , os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos martires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No seculo 4º , já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa.
Desde o sécvulo 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II(1009) ,João XVIII(1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 02 de novembro, porque no dia 1º é a festa de "Todos os Santos". O dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados.O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembradois na oração.
Mons. Arnaldo Beltrami-vigário episcopal de comunicação
Hoje, dia 02 de novembro começamos a reverenciar nossos entes queridos logo cedo pela manhã as 6:00 h, com uma missa celebrada pelo nosso pároco Pe. Nonato na capela de Nossa Senhora do Carmo.
Também na igreja Matriz foi celebrada uma missa 7:00 h para todos que não puderam ir ao cemitério e para todos os ouvintes da rádio Catedral . Durante o dia o cemitério da cidade foi bastante visitado.Os guardas municipais ajudaram na organização.







E finalizando o dia tivemos a última missa na capela, celebrada pelo nosso conterrâneo Mons. Martins que relembrou os 50 anos. de falecimento de seu pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário