O   Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da  Páscoa  no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. O Sábado  de  Aleluia é o último dia da Semana Santa.
A   Vigília Pascal é um dos ritos mais antigos da liturgia e se celebra na   noite do Sábado de Aleluia. Santo Agostinho chamou a data de "mãe de   todas as vigílias", em alusão à espera da Ressurreição do Filho de Deus.   Em meio a cantos e orações especiais para a vigília, os fiéis acendem   suas velas na chama do círio.
A  cerimônia começou no Santuário em  construção de Nossa Senhora das  Graças no Alto da Boa Vista, onde o  pároco Pe. Raimundo Nonato Timbó de  Paiva abençoou o fogo novo e acendeu  o Círio Pascal, símbolo de  Cristo. O pároco também realizou uma incisão  sobre o Círio Pascal,  gravando uma cruz e o número do ano 2012, e  pronunciou "Cristo ontem e  hoje, princípio e fim, alfa e ômega".
De   lá os católicos saíram em procissão até a Igreja Matriz de onde  iniciou  a Vigília Pascal, uma celebração que durou cinco horas  começando às  00:00h e terminando às 5:00h do domingo de Páscoa (08/04) e  culminou com  uma procissão com a imagem do Cristo Ressuscitado em  torno da Praça  Delmiro Gouveia voltando para a Matriz.
Paróquia São Sebastião de Ipu
