Aconteceu na rua José Coelho um cenáculo em honra a Nossa Senhora, no cenáculo tivemos uma linda celebração de Natal na qual contou com a participação com várias pessoas da comunidade onde no final D.Idelzuite , coordenadora do cenáculo agradeceu a todos pela participação,
O encerramento das novenas de Natal acontecerá sexta-feira dia 23 \12 em frente a i
Igreja Matriz e todos estão convidados a participar.
1º Domingo do Advento dia de acender a primeira vela da coroa, que neste ano, a liturgia indicou a cor verde, como esperança, já que o tema é Vigiar. A vela foi acesa na Missa de 7h, celebrada pelo Padre Elânio, Neo-sacerdote, que está atualmente na Paróquia de Alcântara. Com essa Missa foi aberto oficialmente o Ano Litúrgico em preparação para o Natal. O ano litúrgico começa com o Advento, tempo do Natal e termina com a festa de Cristo Rei, tempo Comum.
A Missa das 9h foi celebrada pelo Vigário Paroquial, Padre Fábio. Logo após a Missa aconteceu o batizado das crianças que estão se preparando para a sua 1ª Eucaristia. Essas crianças tornaram-se cristãs hoje e através do seu Batismo foram limpas de toda mancha do pecado, porém, no dia da confissão das demais crianças, elas estarão se apresentando ao padre para orientações espirituais. No dia 8 de Dezembro receberão Jesus Eucarístico pela primeira vez. Todas as celebrações estão acontecendo na Capela do Patronato, devido a reforma da Matriz, que está interditada e demorará algum tempo para concluir pela falta de dinheiro.
Você também pode colaborar na reforma da matriz. Ao fazer suas compras exija o cupom fiscal e deposite nas urnas existentes na Casa Paroquial, Capela do Patronato e alguns comércios. Pode também fazer doações espontâneas ligando 3683 2300 ou adquirindo as cartelas de bingo, por ocasião das festas religiosas.
Neste domingo vamos também acender a 1ª vela da coroa do advento em família. Em nosso blog de dinâmicas damos dicas de como fazer uma coroa e um modelo de celebração.
A Caminhada missionária realizada na manhã de hoje (01/11) com saída da Igreja Matriz em direção ao Bairro Pedrinhas teve como missão celebrar pelo Dia de Finados.
Na ocasião vários fiéis participaram em oração rezando pelos seus ente queridos.
Recordação da vida- Dia de Finados
O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
E celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1°, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4°, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5°, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1° de novembro era a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram e estão em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
Esta semana os Católicos e devotos celebram 94 anos da 5ª aparição de Nossa Senhora de Fátima. Dia 13 de Setembro de 1917.
O FATO..
Nossa Senhora de Fátima confiou três segredos à Lúcia, que continuou A servindo até o fim de sua vida.
Como das outras vezes uma série de fenômenos atmosféricos foram observados pelas pessoas que tinham ido à Cova da Iria. Calculou-se que estavam presentes entre 15 e 20 mil pessoas.
O súbito refrescar da atmosfera, o empalidecer do sol até o ponto de se verem as estrelas, uma espécie de chuva como que de pétalas ou flocos de neve, que desapareciam antes de pousarem na terra.
E desta vez, foi notado um globo luminoso, que se movia, lenta e majestosamente pelo céu de um para outro. E que, no final da aparição, moveu-se em sentido contrário.
Os três pastorinhos notaram, como de costume, o reflexo de uma luz e, a seguir, viram Nossa Senhora sobre a azinheira.
Nossa Senhora:“Continuem a rezar o Terço para alcançarem o fim da guerra. Em Outubro virá também Nosso Senhor, Nossa Senhora das Dores e do Carmo, São José com o Menino Jesus, para abençoarem o mundo. Deus está contente com
os vossos sacrifícios, mas não quer que durmais com a corda,
trazei-a só durante o dia”.
Lúcia:“Têm-me pedido para Lhe pedir muitas coisas: cura de alguns doentes, de um surdo-mudo”
Nossa Senhora:“Sim, alguns curarei, outros não. Em Outubro farei um milagre para que todos acreditem.
E, começando a elevar-se, desapareceu como de costume.
Fonte: Associação Devotos de Fátima
.DO BLOG -Como já é tradição, dia 13 terá celebrações católicas em todas as igrejas espalhadas por todo o mundo, geralmente ás 12hs.
Sob as bençãos do Padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva, 26 casais realizaram o sonho e contraíram matrimônio na Igreja Católica neste domingo (04/09) com a participação da comunidade, padrinhos e convidados.
“Mais uma vez que nossa Paróquia, através do trabalho dos casais da Pastoral Matrimonial organiza o casamento comunitário. É uma oportunidade de a família atender o chamado de Deus, e através deste Sacramento se unir religiosamente”, afirmou uma das integrantes da Pastoral Matrimonial de Ipu, Núbia Oliveira.
A cerimônia aconteceu ontem, domingo após a celebração da missa dominical das 7h na Capela de Nossa Senhora das Graças na Escola do Patronato Sousa Carvalho, pois a Igreja Matriz está interditada para reforma.
Líderes da Pastoral da Pessoa Idosa visita a comunidade e relata que é muito gratificante ver a alegria dos idosos quando são visitados .
Eles não querem muito, só querem ser ouvidos com atenção.Como gostam de contar histórias de sua mocidade! Diz a agente Débora da pastoral do Idoso.
A cada visita, nossos laços se estreitam mais e ao nos despedir- mos ,alguns até choram.
Faz parte do setor II do Reino de França: Mistes, Graça Alves e Sagramor.
Você é um promotor de vida e solidariedade, as reuniões acontecem aos 1º domingos de cada mês na residência da D. Madeirinhas (às 18h30m) na rua da municipalidade em frente a Câmara Municipal de Ipu (Agradece a Coordenação Paroquial).
A Diocese de Sobral está realizando em Ipu, na região serrana, precisamente na localidade de São João, zona rural de Ipu, um retiro espiritual em preparação para a ordenação diaconal de cinco novos diáconos da Igreja Católica.
O retiro que está sendo ministrado pelo pároco de Ipu, Padre Raimundo Nonato iniciou na manhã de hoje, terça-feira (02/08) com uma "Caminhada Missionária" com a participação dos cinco pré diáconos.
A "Caminhada Missionária" das Santa Missões Polares, acontece em Ipu, todas as primeiras terças-feiras do mês, é um evento realizado pela Paróquia de Ipu, que faz parte das comemorações do Centenário da Diocese de Sobral.
Ordenação A Ordenação Diaconal dos pré diáconos, está marcada para acontecer no próximo sábado dia (06/08) na Catedral da Sé em Sobral - Ceará, a partir das 9h.
Pré Diáconos
Elânio Carvalho Alcântara 33 anos Natural de Alcântaras Paróquia do Estágio - Hidrolândia
Francisco de Assis Neto 27 anos Natural de Cruz Paróquia de Estágio - Mucambo
Francisco Juniel de Aguiar 27 anos Natural de Mucambo Paróquia de Estágio - Meruoca
Fábio Soares Duarte 27 anos Natural de Forquilha Paróquia de Estágio - Bela Cruz
Francisco Júlio Nascimento 33 anos Natural de Cruz Paróquia de Estágio - Massapê
O povo cearense e particularmente a Serra da Ibiapaba tem muito que se orgulhar deste que serás um dos maiores do Nordeste do Brasil dedicado a Nossa Senhora de Fátima, uma das devoções mais queridas do povo cearense, que fica na cidade de São Benedito/Ceará.
É grande o número de romeiros que visitam o santuário, apesar de ser ainda um canteiro de obras, já é um centro de romarias, atraindo mais de quinze mil fiéis a cada mês. Pessoas vindas de diversas localidades já fazem aqui suas promessas e cumprem seus votos.
E o mais incrível, é a marca da partilha que caracteriza a construção deste santuário. Toda a obra, orçada em mais de quatro milhões, está sendo custeada pelas ofertas de fiéis. Até o momento já foi realizado 50% da obra, que corresponde à investimentos de mais de dois milhões. Estes números expressam a magnitude deste Santuário com seus mais de cinco mil metros quadrados de área construída.
Além do templo principal, o complexo conta ainda com várias capelas auxiliares: Capela do Santíssimo, capela da Misericórdia, Capela Mãe de Deus, Capela dos Pastorinhos. Sala dos milagres. Sete salas para confissão. Duas sacristias amplas. Reitoria e administração. 50 sanitários. Capela do batismo. Passarela das bênçãos. Coro. Sala de música. Estúdio para transmissão radiofônica. Duas praças e amplo estacionamento interno. Posteriormente, compondo o Complexo do Santuário serão construídos dois anexos. Um centro de apoio aos romeiros e um centro de pastoral.
A obra prevê também a construção da “Trilha de Maria”, uma rede sequencial de 20 capelas, representando os 20 mistérios do rosário. No final da trilha será construído um mirante, de onde se visualiza a beleza da serra e do sertão com infra-estrutura para acolher bem os romeiros. O projeto prevê ainda, nas imediações do mirante, a construção de uma capela semi-aberta dedicada a João Paulo II. No local também se erguerá uma imagem de N. Senhora com 15mt e os três pastorinhos.
E num percurso mais longo, uma trilha ecológica denominada de “Trilha do Rosário”. Aqui também, se destacará o pedido mais contunde de Nossa Senhora em Fátima, a oração e contemplação dos mistérios do Rosário.
Informações retiradas do Site do Santuário de N. S. F. da Serra Grande
Acompanhe no Vídeo abaixo
Uma benção especial do Reitor do Santuário para os Internautas do IN
Os festejos de Nossa Senhora no distrito de Várzea do Giló começaram quinta-feira, dia 26 de maio de 2011, e terminou domingo, 29 de maio. Foi muita movimentação religiosa e ação de graças nesses quatro dias de louvores a Deus através da Senhora de Fátima, padroeira desta comunidade.
Quinta-feira, Padre Fábio passou o dia confessando idosos. À noite novena e celebração eucarística.Na sexta-feira os dois padres celebraram e logo após confessaram as 24 crianças que fizeram a sua 1ª Eucaristia. No sábado Padre Fábio, Vigário Paroquial, iniciou celebrando o Batismo de 7 novos cristãos e a celebração da Missa e da 1ª Eucaristia.
Foram 24 crianças e pré-adolescentes que fizeram a 1ª Eucaristia juntos devido à falta de catequistas de jovens e adultos nesta comunidade. A Capela estava lotada e muita gente participando piedosamente. No domingo, no encerramento da Festa, foram celebrados 13 casamentos de pessoas que já viviam juntas.