sábado, 31 de outubro de 2009

7º dia do tríptico - Crisma

31 de outubro de 2009. Noite de Pentecostes na cidade de Ipu. A juventude paroquiana se fez presente, buscando as luzes e a unção do Espírito Santo.
No Pátio da Matriz o Administrador diocesano, Pe. Raimundo Nonato Timbó, o Vigário Paroquial de Ipu, Pe Zenóbio Silveira e o Vigário Paroquial de Santa Quitéria e Pe. José Marcone, presidiram a celebração da Crisma.
Durante um ano estes jovens estiveram se preparando para assumirem um compromisso perante a Igreja e perante a comunidade de seguir Jesus Cristo e a sua Igreja. O Crisma é oSacramento do Compromisso e da Maturidade Cristã.
Na sua reflexão Pe Nonato falou da importância do testemunho de aprendizagem se comprometendo a assumir um trabalho pastoral na sua Igreja, pois a formação que receberam durante o ano nem todos os agentes de pastoral recebem igual.
Falou também da exigência de idade de sua parte, para que os jovens já tenham convicção da sua fé e da sua obrigação de engajamento na comunidade eclesial. Crismandos, ao receberem a unção, recebem o envio de Jesus Cristo e a força do Espírito Santo para serem discípulos missionários.
O fogo do Espírito envolveu todos os participantes, pois a celebração foi de um clima de piedade, concentração e oração.
No percurso de casa para a igreja, a crismanda Rovânia, do Sítio Macaco, também catequista no CEME, sofreu um acidente de moto quebrando o pé. Foi levada para o hospital e atendida com urgência. Deus quis assim, mas ela ainda recebeu a sua unção.
Estiveram presentes as comunidades do Sertão e pé de serra: Abílio Martins, Barrinha, Bonito, Engenho dos Belém I e II, Olho d'água velho, Olho d'águinha, Passa Sede, Recanto, Riacho da cruz, Santa Luzia, Santa Rosa, Várzea da Curicaca, Varzea do Gílo I e II.
Da Matriz: Alto dos 14 I e II, CEM I, II e III, CEME, Escondido, Mina, Napam I e II, Nossa Senhora das Graças I e II, Pereiros e Sítio Macaco. No total foram 453 Jovens ungidos, iniciados e prontos para missão.

7º dia do tríptico - caminhada Boa Vista

Dia 31 de outubro de 2009 - Último dia de caminhada missionária com a capela do Cristo da Missão. 5 horas, começo de mais um dia que promete muitas emoções; na torre da Matriz de São Sebastião, o Cristo de braços abertos abençoa os missionários que levam a capela do Cristo do envio em procissão para mais uma visita a outro bairro.
A caminhada hoje foi para o Alto da Boa Vista, mais especificamente na Capela de nossa Senhora das Graças. O trajeto tem muita subida e é muito extenso, porem os missionários não desanimam.
O exemplo de perseverança, fé e amor pela missão contagia a todos. Desde o início mais ou menos 100 pessoas repetiram a caminhada; hoje 130 pessoas ao subir o Alto da Boa Vista.
Podemos ver pelas fotos que os que começaram , foram persistente até o fim. A missão é isto, ninguém desanima apesar das dificuldades, do cansaço, da idade... A comunidade Nossa Senhora das Graças estava aguardando na porta da capela. No total mais ou menos 170 pessoas entraram na Capela para celebrarem o santo ofício das comunidades.


A capela de Nossa Senhora é um sonho que se realiza. Quando eu queria formar a Comunidade Nossa Senhora das Graças (CNSG), o Pe. Nonato me dizia: "Comunidade Eclesial é um povo que se reúne em Assembléia (Templo de pedra = igreja/povo) para louvar e adorar o seu Deus; escutar a sua palavra e meditar no seu coração; obedecer os seus mandamentos e dar testemunho de sua vontade."
No aniversário de 20 anos da CNSG (2005), ganhamos este terreno e em novembro de 2006 começamos a construir. Hoje, completando três anos de construção, já celebramos juntos o desejo de vivermos unidos no amor, buscando formar uma comunidade mais justa e mais fraterna. No final da celebração, Pe. Nonato manifestou o desejo de transformar nossa capela em um Santuário, e pediu que fôssemos nos acostumando a chamar: "Santuário das Graças." Que A despenseira de todas as Graças, Nossa Mãe Maria Santíssima nos conceda mais esta tão grandiosa Graça. Quero encerrar hoje, dando um destaque para o Domingos que em todos os encontros tem estado com seu sistema de som ambulante no local do ofício a disposição da igreja. Por ser trabalho voluntário, é muito gratificante.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

6º dia do tríptico - Cenáculo Cristo em nós


Encerrando os momentos missionários da semana do Tríptico, foi realizado a noite na Av. da municipalidade em frente a Itagira e os Folhas, uma noite de muito louvor e
orações em honra a Nossa Senhora a Mãe de jesus. Quem nos acolheu foi o Cenáculo Cristo em nós.
Ao contrário dos outros dias, muita gente estavam presentes para
louvarem o senhor e prestigiarem o trabalho dos organizadores dos cenáculos que não pouparam esforços para apresentarem
um grande momento Missionário. Após a abertura com a invocação da Trindade, O grupo de dança da Catequese paroquial tomou conta do cenário colorindo com as cores da missão.Com um Pout-pourri
preparado especialmente para a Mãe missionária na semana da capelinha missionária, os jovens dançaram e louvaram a mãe trazendo para o meio do cenáculo a réplica da capela da missão.
Esta mesma réplica irá para as capelas, logo após a
capela da missão ser levada para Pires Ferreira. O encerramento da Semana missionária com o Tríptico será domingo.
Logo após a entrada da capelinha da missão e da apresentação dos Jovens, deu-se início ao santo terço rezado pelos representantes dos cenáculos da Paróquia.
A animação ficou por conta do ministério de Música da comunidade Cristo Rei. As pessoas rezaram, louvaram e agradeceram a Deus e a Nossa Senhora por esta semana de Graças na nossa Paróquia.
Após o Terço, o Padre Zenóbio foi convidado a refletir no tema do Dia: "O dia do perdão e da fidelidade ao Evangelho." Ele refletiu na dificuldade que as pessoas tem para perdoarem, mas que para serem merecedores do perdão também precisam perdoar.
Deus está sempre perdoando os seus filhos; precisa também haver perdão entre eles. Depois da reflexão, o grupo de danças da comunidade Cristo Rei também se apresentou encantando
os participantes com o carisma das jovens. estes grupos de danças sempre acompanham os cenáculos alternando as apresentações entre si. Após a benção, saímos para nossas casas com a certeza de que Deus reúne os seus filhos para mostrar que unidade se faz com diversidade.

6º dia do tríptico - Bairro da lagoa e confissão.



Hoje, 30 de outubro de 2009, as 5h00 começou mais uma caminhada missionária com o Tríptico. O nosso destino é o bairro da Lagoa. O percurso é um pouco extenso mais o ardor missionário não deixa ninguém desanimar;
hoje também não temos muitas subidas. Mesmo sendo distante não falta nem um dos missionários que já participaram das outras caminhadas. Todos estão sendo perseverantes.
Hoje é dia de feira livre em frente a estação, fazendo os caminheiros alongarem um pouco mais o percurso.
Na nossa caminhada, até visitantes de Brasília estiveram presentes e ficaram maravilhadas com os acontecimentos.
Como recordação dessa missão pousaram para foto ao lado do Padre Raimundo Nonato.
Ao chegarmos no local marcado foi celebrado o ofício Divino das comunidades que teve como tema o dia do perdão e da fidelidade ao Evangelho. Padre Nonato refletiu sobre o valor do perdão.

O perdão é a maior graça que qualquer pessoa pode esperar. Só quem muito ama é capaz de perdoar. As vezes não é o que falamos, mas como falamos. Falar de perdão é falar de amor. Verdadeiramente o amor de Deus pairou sobre o Ipu.
A programação da semana do Tríptico continuou normal.Ao meio dia o terço missionário, as 15 horas o terço da misericórdia seguido da adoração a Jesus Sacramentado no Altar.
Mais o amor de Deus vai muito além das nossas imaginações. Durante o dia 4 padres confessaram os crismandos que amanhã estarão recebendo o Sacramento do Crisma.
Foram 249 crismandos confessados em duas etapas: Manhã e tarde. Os quatro padres que estavam confessando foram: Pe. Bonifácio pároco de Pires Ferreira, Padre Raimundo Nonato Pároco de Ipu e administrador Diocesano, Pe. Zenóbio vigário paroquial em Ipu e Pe. Martins.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

5º dia do tríptico - Reino de França - Família


Neste dia 29 de Outubro, estamos já no quinto dia de caminhada com a capela missionária do Cristo do envio. As 5h15 da manhã saímos em direção ao bairro do Reino de França.
Hoje a caminhada é bem menor, nem por isso aumentou o número de pessoas. O que eu acho lindo nesta caminhada é ver o número de idosos que nos acompanham e ficam tão felizes no final que até parece que participaram de uma seção de fisioterapia.
As pessoas já não pensam mais em sacrifícios. Isto se pudermos dizer que estas caminhadas são sacrifícios, já que ao me dirigir para a igreja, passo por muita gente fazendo caminhada nas praças e avenidas.
Desde ontem o Padre Zenóbio pede para as pessoas buscarem mais a Deus. Tanto amor de Deus pelos homens; porque os homens não sabem retribuir? O terço missionário melhorou a participação.
No terço da misericórdia a presença das escolas faz a diferença. Estiveram presentes alunos e educadores das escolas: Mons. Moraes, CEME e Auton Aragão.
A noite fomos para a casa de cultura para mais uma apresentação do momento missionário. Desta vez o grupo de teatro da comunidade Cristo Rei apresentou uma belíssima peça teatral falando dos dramas que a família passa no dia a dia.
Só Jesus pode nos livrar de tantas tentações que as nossas famílias estão expostas. No final, uma das jovens fez um apelo à todos os filhos: "Jovens, obedeçam seus pais; só através da obediência e do respeito mútuo poderá existir paz nos nossos lares. Como diz o Padre Zenóbio, só perdeu aquele que não veio participar.



O PRIMEIRO ANIVERSÁRIO SACERDOTAL NA CASA DO PAI

Neste dia 31 de outubro de 2009, estariamos comemorando mais um
aniversário sacerdotal de MONSENHOR MORAIS.
Quis Deus, em seusdesígnios, que este ano, o anfitrião da festa não estivesse presente em nosso meio. Pela primeira vez, essa data será celebrada com sua presença na casa paterna, na morada definitiva de todos nós, filhos de Deus.
Daqui da terra, lembramos a data, afinal o sacerdócio é eterno.
Onde estiveres, serás sacerdote. Nós, que fazemos os cenáculos da
Paróquia de São Sebastião de IPU, marcados pela saudade,pelas
reminiscências de sua vida sacerdotal em nossa paróquia,rendemos a Deus o
nosso louvor, por ter tido a satisfação de comemorar esta data por muitos
anos, quando aqui esteve em nosso meio. Hoje, já muito distante de nós comemoraremos sim, afinal nosso MONSENHOR sempre estará presente em nossas vidas e em nossos corações.
Neste dia 31 de outubro, os nossos corações sentirão a saudade,
ainda marcados pela sua partida, mas ficará sempre a doce lembrança das
celebrações da data,da recepção em sua residência,das homenagens, da
festa que fazíamos nesta data.Hoje, sabemos que estás juntinho de Deus, e essa data será maisespecial, afinal celebrará, mais perto do sumo-sacerdote Jesus, pertinho denossa Mãe celestial, Maria e com certeza terá como coro, a presença dos anjos cantando os louvores do Deus altíssimo.
Mas aqui, nós também nos alegramos sentiremos sua falta sim,
mas sabemos que onde estás, com certeza está muito mais feliz do que
aqui. Resta-nos desejarmos feliz aniversário sacerdotal, e rogar a sua
intercessão por nós, amigos e amigas que fazem parte dos cenáculos
com Maria da Paróquia de São Sebastião de IPU.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

4º dia do tríptico - Berguedoff - Catequese

Neste dia 28 de outubro de 2009, a caminhada missionária foi para o bairro do Berguedoff, próximo ao centro, por isso a procissão com a capela do Tríptico saiu um pouco mais tarde: às 5h15 da manhã. A procissão seguiu pela rua enfrente a igreja matriz até a avenida principal que da acesso a saída do Ipu a sobral. Seguiu pela avenida principal passando ao lado do colégio Ipuense, ao lado do Hospital São Sebastião, nos fundos do Ginásio coberto Abdoral timbó, pela rodoviária seguindo até o bairro previsto. Ainda foi feito uma volta pelas ruas do Bairro.
O Pe. Zenóbio falou da sua preocupação no porque do não comparecimento dos missionários e todo o povo em geral nos terços missionários e terço da misericórdia seguido da adoração. O apelo deu certo.
Ao meio dia muita gente veio rezar o terço missionário. As escolas que compareceram foram: Delmiro Gouveia, Arco Íris e Valdimira Coelho.
A noite o momento missionário foi na casa de cultura. O momento foi aberto pelas crianças da catequese Nossa Senhora Porta do Céu.
A noite foi tão maravilhosa que mais pareceu com uma noite de Espíritualidade. Para encerrar com chave de ouro, os Jovens da catequese Nossa Senhora das Graças das populares fizeram uma linda apresentação com um show de dança e coreografia, acompanhado de muito efeitos de Luzes. Foi uma noite santa.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

3º dia do tríptico - CEM




Neste dia 27 de Outubro de 2009, terceiro dia da semana missionária do Tríptico, a manhã foi uma grande caminhada apesar de ter diminuído o número de pessoas. Ao meio dia o terço missionário continua com um número reduzido de pessoas na igreja.
É lamentável pois estamos no mês dedicado as missões e o que se pode constatar é que o interesse pelas missões por parte dos nossos missionários ainda está pequena. Já o terço da misericórdia as 15 horas da tarde continua com uma boa participação de fiéis.

Contamos com a participação de alguns alunos e professores da escola Thereza Odette e GEO Colégio Ipuense.
Após a reza do terço e feito uma hora de adoração diante do Santíssimo Sacramento exposto sobre o Altar.

Ver os nossos jovens participando destes eventos sempre é gratificante.
A noite o momento missionário foi no CEM( Centro de Evangelização Mons. Moraes). Começou com a reza do terço dos homens que já é tradição. Todas as terças feiras os homens se reunem para rezarem o terço. Neste dia é proibido a participação das mulheres.
Hoje, por ser um momento especial foi aberto uma exceção.
Após a reza do terço aconteceu a celebração Eucarística num pátio que tem nos fundos do prédio.